Com o uso de novas tecnologias, muitos arquitetos gostam sempre de inovarem na apresentação de seus projetos a clientes e interessados, seja através de tecnologia 3D, uso de softwares específicos em suas demonstrações e levá-los a terem uma experiência real do ambiente desejado.

Já imaginou, por exemplo, ao demonstrar seu portfolio com seus projetos prontos, uma pessoa interessada ou seus amigos verem um ambiente como se estivesse realmente dentro dele? Seja através da tecnologia 3D com uso de óculos específicos ou imagens que proporcionam experiências imersivas ajudam a aprimorar a maneira em que seus clientes veem seus projetos, visualizando riqueza de detalhes, fazendo com que a pessoa tenha a sensação de estar realmente no local, olhando em todos os ângulos!

Vamos ilustrar o uso de imagens imersivas no formato 360 graus na visualização de um ambiente, trazendo uma nova visualização de interiores, bem mais impactante que fotos estáticas.

Exemplo de experiência imersiva em um apartamento decorado

Para ilustrar o uso e aplicação de uma imagem imersiva em 360 graus, clique na imagem abaixo para visualizar um interior de um apartamento decorado:

Uma imagem imersiva como demonstrado acima, caso tenha visualizado, proporciona maior interatividade e ajuda a ter uma experiência mais real do projeto. Esse ambiente pode ser visualizado em desktops e em dispositivos móveis em geral (smartphones, tablets, ipads).

Em um Tour Virtual 360 graus, pode-se acrescentar elementos dentro das imagens, como sua logomarca, telas explicativas do ambiente, visualização de fotos estáticas, som ambiente, e navegação entre os ambientes.

Aliada às imagens imersivas 360 graus, pode-se fazer integração com uso de equipamentos específicos, como óculos para realidade virtual.

Google Cardboard

Para os arquitetos, a possibilidade de imergir em um mundo imersivo ainda mais envolvente é feito através do uso tanto profissional como recreativo através de óculos especiais, com opções para todos  os bolsos, como o Oculus Rift e também por dispositivos mais baratos como o Google Cardboard.  O dispositivo feito de papelão, imãs e lentes foi lançado oficialmente pelo Google em 2014, sendo que atualmente já foram vendidos mais de 10 milhões de visualizadores em todo o mundo.

Essa experiência imersiva ajuda ainda mais o cliente mais a interagir com o ambiente que está sendo visualizado, o que facilita a aplicação na demonstração de projetos e até mesmo na visualização de imóveis, seja para venda ou locação.

Sendo usado em conjunto com o seu smartphone, com telas de até 6 polegadas, você pode montar seu próprio visualizador ou comprar um para ficar a apenas um passo de ter a realidade virtual bem ao seu alcance.

Tanto na página oficial do Google Cardboard bem como no Mercado Livre vende-se este óculos, com um preço bem acessível.

Use o Facebook para compartilhar seus projetos

Com certeza deve fazer uso do Facebook na demonstração de seus projetos para compartilhamento. Agora no Facebook é permitido a visualização de uma imagem imersiva em 360 graus, e você pode compartilhar com seus amigos e clientes exemplos de projetos prontos e ambientes.

Clique aqui para visualizar um exemplo prático de interior de uma loja, que pode ser aplicado na demonstração de interiores e exteriores.

Pessoalmente como Especialista em Imagens Imersivas 360 graus, ajudo arquitetos a desenvolverem seu portfólio de projetos prontos usando imagens imersivas 360 graus, ou mesmo para auxiliar na publicação das imagens captadas no Facebook e em websites, onde se pode criar um catálogo virtual.

Gostaria de inovar e apresentar seus projetos de uma forma interativa e imersiva? Entre em contato e podemos conversar mais sobre o assunto!

Especialista em Vendas Online e Imagens Imersivas 360º. Estratégias de Posicionamento, Marketing Digital e Interatividade para seu negócio.